sábado, 17 de janeiro de 2009

FIZEMOS A NOSSA PARTE


NA FOTO O VIOLONISTA E CANTOR THALES VINÍCIUS E ARMINDO GALLAS, PATRÃO DO CLTG
O ano que ora encerou foi de muitas atividades para o movimento tradicionalista gaúcho em São Leopoldo, RS. Rodeios artísticos, formaturas, sarau de prendas. Jovens tradicionalistas leopoldenses participaram do concurso regional e trouxeram faixas e crachás para cidade. Outro destaque foi a participação de artistas amadores no ENART 2008, em Santa Cruz do Sul. Mais uma vez São Leopoldo fez bonito. O grupo de danças Ivi Maraé também nos representou no festival de folclóre e dezenas de artistas locais rodaram os quatro cantos do Brasil levando a cultura riograndense por meio da música, com destaque para o grupo Marcas, grupo Eco do Pampa, Régis Marques e Grupo Rodeio, Dorval Dias, Jurema Chaves, Raúl Quiroga, Vinícius Santos, Tchê Guri, Miro Nunes e o retorno do grupo nativista Tertúlia. O trabalho e a presença dos trovadores e pajadores nos eventos promovidos pelas entidades também é digno de reconhecimento.
O destaque maior foi para o Acendimento da Chama Crioula da Semana Farroupilha em São Leopoldo. Talvez a atividade cultural que mais destacou a Casa do Imigrante nos últimos anos; O mundo olhou para São Leopoldo e mais especificamente para a Feitoria, porque a Chama Crioula foi guardada na casa, com rondas e tertúlias em demonstração de civismo e amor. A Semana Farroupilha de São Leopoldo é uma das maiores do Estado e reúne anualmente mais de 120 mil pessoas nos dois acampamentos existentes na cidade.
O que alimenta este movimento social cultural, que busca sustento em sua própria comunidade? O que faz com que homens e mulheres e crianças dediquem tempo para dançar o pézinho e o maçanico nos galpões de CTG? O que faz com que uma legião de pessoas honrem tanto este chão? Dancem uma noite de baile gaúcho e batam palmas para um poema ou um verso rimado? Amem suas cores, seus símbolos? É uma doutrina! Alguns afirmam. Um modo de vida! A vida de muitos...
Por isso, parabenizo todas as pessoas que fazem parte deste movimento cultural organizado que atua durante os doze meses do ano. Que meche com o mais puro sentimento de civismo e orienta os homens para que honrem nossa terra. Parabéns direção do Conselho Leopoldense de Tradição e Cultura Gaúcha (CLTG). Parabéns patrões, músicos, poetas, compositores, instrutores de danças, assadores do verdadeiro churrasco gaúcho e autoridades que investem e valorizam a cultura de nossa terra.
Que em 2009 o movimento tradicionalista gaúcho receba o verdadeiro valor que merece por parte das autoridades estabelecidas. Que o público continue sempre prestigiando os eventos organizados pelas entidades, clubes e associações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário