domingo, 18 de janeiro de 2009

Em questão a música popular gaúcha


Este artigo foi publicado no Jornal O Imigrante, de São Leopoldo. É uma visão madura e convida os leitores para que façam uma análise e revejam os conceitos da palavra POPULAR. É o começo de um grande debate quanto a música popular gaúcha e brasileira.


Há muitos anos tenho lido, ouvido e visto nos mais diversos veículos de informação seja por famosos ou anônimos comentários ou anúncios contendo o termo Música Popular Gaúcha e nunca me conformei. Em razão disso resolvi produzir este espaço para que aqueles que compactuem deste mesmo pensamento opinem e inclusive colaborem com mais dados para que possamos reforçar e esclarecer o que realmente é musica popular gaúcha. Em estudos e pesquisas preliminares cheguei a primeira conclusão. Em muitos casos a morfologia e origem das palavras não são levadas em consideração e os movimentos e fenômenos sociais acabam recebendo pseudônimos e não verdadeiramente termos que os definam claramente. E conseqüentemente desviam de seus focos.
Diante das definições descritas por Aurélio em seu dicionário devemos focar a nossa volta o que verdadeiramente é o som agradável aos ouvidos e simpático ao povo. Considerando estas prerrogativas da definição de musica popular chamou-nos atenção de o que é descrito como música popular muitas vezes agrada aos ouvidos sim mas somente de uma elite, seja financeira ou intelectual. Nada democrático por não permitir o acesso dos menos favorecidos em virtude de uma visão cultural ou deficiência financeira. Tenho notado que o estilo musical que mais movimenta e atrai as massas é o nosso conhecido Bailão. Um mercado que já movimenta cifras milionárias. Mas que a mídia não tem reconhecido por entender bréga. Chama atenção também por não ser um modismo e nem tampouco sazonal.
De agora em diante estudaremos mais ao fundo este assunto, origem, mercado, quem são os astros desta verdadeira música popular gaúcha. Temos o dever como bons gaúchos de informar ao Brasil o que a nossa mídia não tem valorizado!!! Se você pensa como nós deixe seu comentários!!! Se discorda, contribua também, pois temos a convicção de que a unidade é burra, e sem o confronto das idéias não há esclarecimentos e nem crescimento!!

Vladimir Paz músico e compositor. E-mail p/ contato vladimirpaz@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário